sábado, 2 de novembro de 2013

Projeto: Transformando o lixo.

Objetivos: Possibilitar entendimento dos diferentes tempos e processos do início da decomposição dos materiais orgânicos em comparação com os inorgânicos recicláveis (vidro, plásticos, metais, papeis) e entre esses inorgânicos; Proporcionar uma reflexão sobre a importância do gerenciamento integrado do lixo urbano para a diminuição do volume de resíduos nos aterros o sanitários e para controle da poluição ambiental. Áreas envolvidas: geografia, ciências, língua portuguesa, arte. Estratégia de trabalho: trabalhar com a classe toda, dividida em grupos de no máximo 6 alunos e se ocuparão de etapas diferentes do experimento. Papel do professor: • Levantar os possíveis locais para a realização do experimento com os alunos; • Selecionar uma fonte inicial de informações, orientando os alunos na busca de outras fontes como em revistas, livros e internet. • Acompanhar toda a atividade, promovendo discussões; • Fazer seu registros sobre o desenvolvimento do projeto. Papel dos alunos; • Planejar e replanejar toda a atividade, sob orientação do professor; • Consultar o caderno “A Embalagem e o Ambiente” para selecionar e trazer o material para compor o experimento; • Buscar outras fontes de informação sobre o tema em livros, revistas e internet. • Elaborar todo o material conclusivo. Materiais necessários: Material para isolar e sinalizar a área do experimento, pequena quantidade de tipos diferentes de materiais e embalagens vazias (vidro, plásticos, metais-alumínio e aço, papeis e embalagem longa vida) e um pouco de lixo orgânico. Duração mínima: a experiência deve durar o tempo suficiente para que os alunos percebam as primeiras transformações de alguns materiais envolvidos, sem que, no entanto, percam o interesse pelo experimento. Tempo: de 2 a 3 meses, incluindo a preparação da atividade. Inicio: Indagar ar os alunos sobre o tipo de lixo produzido pela classe, pela escola e mesmo em casa, questionar para onde vai e o que acontece com tudo aquilo? Isso é inevitável? Convida-los a fazer o experimento. Outras etapas: Realizando a experiência: • Seleção e separação do material orgânico a ser trabalhado, a partir da leitura do caderno ‘’ A Embalagem e o Ambiente”. • Observação sistemática das transformações sofridas pelos diferentes materiais. Essa etapa inclui anotações, desenhos, fotografias ou filmagem do que foi observado; concomitante a essas observações, pesquisar sobre o tema em outros meios acessíveis (livros paradidáticos, Internet) Pesquisa sobre o tratamento do lixo • Iniciar a pesquisa sobre os órgãos públicos responsáveis pelo tratamento do lixo., sobre : Qual o melhor tratamento adequado para cada tipo de resíduo sólido(orgânico e inorgânico)? Qual deles (aterro sanitário, compostagem, incineração e reciclagem) existe em sua cidade? Como são realizados? Qual sua importância para a vida útil dos aterros sanitários? • Organizar os resultados e discussões em pequenos textos e imagens (desenhos ou fotografias), material que comporá o relatório. • Montar painéis com todo esse material, incluindo resultados da experiência. Apresentação dos resultados obtidos no dia da escola, chamando a atenção para a importância do Gerenciamento Integrado do Lixo. E desfile com roupas confeccionadas a partir de materiais reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário