sábado, 15 de junho de 2013
Algumas ideias de reciclagem.
Tapete de banheiro com rolhas de vinho.
Esse pneu poderá ser usado como mesinha de centro ou até mesmo um puf. ( tempo estimado para decomposição de um pneu, 600 anos)
Os 5 Rs
Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.
No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Abaixo listaremos o significado dos 5 Rs e como o professor pode trabalhá-los em sala de aula.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas fluorescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, CDs etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.
Após esclarecer e discutir com os alunos o significado dos 5 Rs, o professor pode propor um seminário, no qual os alunos apresentarão às outras turmas da escola o que aprenderam e quais atitudes práticas devemos tomar no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.
Projeto meio ambiente.
Introdução:
Esse projeto vem de encontro com a necessidade de levar o aluno a valorizar o seu espaço de vivência, já que ele faz parte do meio ambiente.
A noção de espaço enuncia a ideia de conservação e preservação, onde o ser humano deve considerar sua qualidade de vida e das pessoas que o rodeiam.
A educação ambiental é um processo de conquista longo e árduo, pois são valores construídos ao longo da vida.
Justificativa:
O rápido crescimento demográfico associado as revoluções industriais e as inovações tecnológicas contribuiu para o esbanjamento dos recursos naturais e, consequentemente a degradação do meio ambiente.
Segundo Guerra (1994), "o homem é parte do sistema, sendo um se seus componentes, agindo e interagindo com os demais.Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que se busque conhecer mais e melhor as consequências da intervenção antrópica."
Partindo desses pressupostos, convém ressaltar a responsabilidade da Geografia e as Ciências em preparar novas gerações para um futuro onde o desenvolvimento esteja associado à sustentabilidade , levando o aluno a compreender que os problemas ambientais de ordem global são frutos de determinadas ações de âmbito local.
Objetivo geral:
Estimular a mudança por meio de práticas e atitudes, visando à formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e a conservação do espaço de vivencia do aluno, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo.
Objetivo especifico:
Metodologia:
Pesquisa e produção de textos sobre a reciclagem e os" cinco erres " : repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar, durante o 2 semestre.
Exposição de produtos confeccionados por meio de reciclagem e reaproveitamento. Semana do Meio Ambiente: 06/06.
pesquisa em sala de informatica sobre os recursos hídricos da cidade de São João da Boa Vista como, nome de córregos, origem, estado de conservação e levantamento dos problemas identificados. Fazer um relatório sobre o assunto.
Esse projeto vem de encontro com a necessidade de levar o aluno a valorizar o seu espaço de vivência, já que ele faz parte do meio ambiente.
A noção de espaço enuncia a ideia de conservação e preservação, onde o ser humano deve considerar sua qualidade de vida e das pessoas que o rodeiam.
A educação ambiental é um processo de conquista longo e árduo, pois são valores construídos ao longo da vida.
Justificativa:
O rápido crescimento demográfico associado as revoluções industriais e as inovações tecnológicas contribuiu para o esbanjamento dos recursos naturais e, consequentemente a degradação do meio ambiente.
Segundo Guerra (1994), "o homem é parte do sistema, sendo um se seus componentes, agindo e interagindo com os demais.Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que se busque conhecer mais e melhor as consequências da intervenção antrópica."
Partindo desses pressupostos, convém ressaltar a responsabilidade da Geografia e as Ciências em preparar novas gerações para um futuro onde o desenvolvimento esteja associado à sustentabilidade , levando o aluno a compreender que os problemas ambientais de ordem global são frutos de determinadas ações de âmbito local.
Objetivo geral:
Estimular a mudança por meio de práticas e atitudes, visando à formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e a conservação do espaço de vivencia do aluno, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo.
Objetivo especifico:
- Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro por meio da reciclagem. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usa-la racionalmente.
- Conhecer a importância dos recursos da cidade de São João da Boa Vista, bem como, o estado de conservação.
- Reconhecer a importância dos recursos hídricos para o abastecimento de água nas residencias da cidade de São João da boa Vista, e como fonte de lazer para a população.
- Alertar para a cultura imposta pela industria, que levam jovens e crianças a uma atitude consumista e supérflua, contribuindo para o aumento do lixo e a degradação do meio ambiente.
- Compreender que por meio de uma urbanização sustentável é possível garantir uma qualidade de vida satisfatória e saudável, evitando desastres ambientais e a proliferação de doenças.
Metodologia:
Pesquisa e produção de textos sobre a reciclagem e os" cinco erres " : repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar, durante o 2 semestre.
Exposição de produtos confeccionados por meio de reciclagem e reaproveitamento. Semana do Meio Ambiente: 06/06.
pesquisa em sala de informatica sobre os recursos hídricos da cidade de São João da Boa Vista como, nome de córregos, origem, estado de conservação e levantamento dos problemas identificados. Fazer um relatório sobre o assunto.
·
·
·
·
·
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)